Acefb e prefeitura criam comissão para facilitar acesso dos artistas a recursos da Lei Aldir Blanc

Da assessoria/Acefb – Na quarta-feira, 26 de agosto, a Associação Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb) recepcionou o diretor municipal de Cultura, Vilmar Mazzetto, o secretário municipal de Administração, Antonio Carlos Bonetti, o secretário municipal de Finanças, Elois Rodrigues, entre outras lideranças do município.

 

Na pauta, ações ligadas à Lei Federal 14.017/2020, conhecida como Lei Aldir Blanc, a qual tem como objetivo central estabelecer ajuda emergencial para artistas, coletivos e empresas que atuam no setor cultural e atravessam dificuldades financeiras durante a pandemia. Em homenagem ao compositor e escritor Aldir Blanc, que morreu em maio deste ano, vítima da Covid-19, o projeto vem para socorrer profissionais e espaços da área que foram obrigados a suspender seus trabalhos. Serão liberados R$ 3 bilhões para os estados, municípios e o Distrito Federal.

 

De acordo com Vilmar, está havendo muita procura por informações referente à Lei. Para Beltrão, o recurso disponível é de R$ 646.874,77. “Foi criado um comitê gestor, formado por servidores municipais da prefeitura, que irá gerir todo o sistema. Aí também se buscou através da Acefb criar uma comissão consultiva que irá ajudar a selecionar projetos em parceria com o comitê gestor. A comissão vai acompanhar as atividades que serão desenvolvidas, ajudando na fiscalização, representando a sociedade civil, o que dá maior transparência”, explica Vilmar.

 O diretor reforça que a Lei em Beltrão está bem adiantada. “Já estamos com o plano sendo elaborado para o uso da verba, que será repassada à prefeitura, pensando nos decretos e editais. Provavelmente mais de 90% das ações devem ocorrer em 2021, após a pandemia, conforme determina a própria Lei”. Tarsizio Carlos Bonetti, presidente da Acefb enfatiza: “o papel da Acefb será de contribuir com o setor público para que possamos acelerar esse processo e que seja muito transparente, para que todas as pessoas que têm direito consigam acessar esses recursos”. 

Também participaram da reunião o vice-presidente para Assuntos de Programas, Projetos e Eventos da Acefb, Delcio Martini e diretor executivo da entidade, Joares Ribeiro.

 Crédito foto e texto: Darce Almeida/Acefb.