No ano passado um dos maiores projetos habitacionais da região deu entrada na Câmara Municipal de Vereadores de Francisco Beltrão. O projeto foi votado e aprovado pela Casa. São 500 moradias que serão construídas em parceria entre o Poder Público, a Caixa Econômica Federal e os beneficiários. 

A assinatura da ordem de serviço para a construção das casas em um terreno de cerca de 240 mil m² no Bairro Sadia, aconteceu na manhã do sábado (17) em um grande evento que reuniu centenas de pessoas, além de diversas autoridades. Além do prefeito Cleber Fontana, que assinou a ordem de serviço, estiveram ainda presentes o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano, os deputados estaduais Wilmar Reichembach e Luciana Rafagnin, o vice-prefeito Antonio Pedron, secretários municipais e diversos vereadores: presidente da Câmara, Tupy Prolo, Junior Nesi, Jean Emiliano, Policial Oberdan, Quintino Girardi, Tiago Correa e Silmar Gallina.

Os pronunciamentos das autoridades foram no sentido de parabenizar o município pela conquista, já que é um projeto grandioso e que servirá de modelo para outras cidades. “Não é uma etapa do Minha Casa Minha Vida, e sim o programa Pró-Moradia, que é uma parceria entre o município e a Caixa Econômica. As famílias irão pagar pelas casas, é claro, com parcelas populares, afinal, são famílias inscritas no CadÚnico”, informou o prefeito.

250, das 500 famílias contempladas, já foram selecionadas pela secretária de assistência social, que levou em conta uma avaliação criteriosa para definir quem teria direito de participar dessa etapa do programa. Ao todo, o investimento é de R$ 41 milhões, liberados pela Caixa, e cada família pagará parcelas de pouco mais de R$ 300 mensais.

PROJETO APROVADO PELO LEGISLATIVO

Para que o Pró-Moradia pudesse ser implantado em Francisco Beltrão, o município precisava contratar o crédito junto da Caixa Econômica, e para isso, a aprovação da Câmara de Vereadores era necessária.


O presidente, Tupy Prolo, explica que contratações de crédito pelo município precisam dessa autorização do Legislativo, e os vereadores podem recusar um projeto de financiamento se entenderem que ele não é benéfico para o município. “É claro que nesse caso, o projeto foi aprovado por unanimidade, pois a nossa Casa de Leis entende a necessidade de projetos habitacionais, por isso, o projeto foi bastante discutido e aprovado por unanimidade. Há muito tempo não se tinha projetos de construção de casas populares em Francisco Beltrão, e em pouco tempo, vimos a regularização do conjunto Terra Nossa, e agora vamos construir mais 500 casa de uma só vez”, comentou o presidente Tupy.

FONTE: ASSESSORIA DE IMPRESA CÂMARA DOS VEREADORES DE FRANCISCO BELTRÃO.