A programação da Semana do Meio Ambiente de Francisco Beltrão foi aberta nesta quarta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, e prossegue até sábado, dia 8. Organizada pela prefeitura, através da secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, tem como foco principal a causa animal.

         A abertura foi no auditório do Ecomuseu Jorge Baleeiro de Lacerda e dentre as autoridades presentes, o prefeito Cleber Fontana, o vereador Ronaldo Bizotto e a secretária de Meio Ambiente, Ana Paula Nesi Tortelli. O evento foi prestigiado por alunos do Curso Técnico de Meio Ambiente do Colégio Tancredo Neves e do Colégio Vila Militar Vida e Ensino.

        O tema deste ano é "Consciência Ambiental, Compromisso Animal: Semana do Meio Ambiente em Apoio à Causa Animal". Durante a abertura o prefeito Cleber falou sobre os avanços ocorridos no município nos últimos anos na área ambiental e também em prol da causa animal. "Há cinco anos implantamos o Centro de Controle de Zoonoses, depois o Banco de Rações e ampliamos as parcerias, inclusive com um apoio bem maior para as Ongs, associações e cuidadoras de animais", disse o prefeito.

      A secretária Ana Paula lembra que as atividades são voltadas desde a divulgação do trabalho que o município realiza, como arrecadação de ração através do Banco de Rações e atendimento contínuo às protetoras e ongs.  "Temos programas bem estruturados, como de castração, atendimento clínico e vacinação de pets, além das feiras que estimulam a adoção", comenta a secretária.  

     Além da solenidade de abertura, os médicos veterinários Luiz Carlos Tourinho e Everton Leonardi, apresentaram as atividades realizadas no Centro de Zoonoses nestes cinco anos de atividades, bem como a importância deste órgão de apoio para a comunidade. "Em Francisco Beltrão os animais são tratados com respeito e a nossa meta é avançar cada vez mais em benefício da causa animal", disse Tourinho.

      ,A programação prevê para sexta-feira, dia 7, das 08h00 às 17h00, no Calçadão, a coleta de eletroeletrônicos de origem domiciliar e distribuição de mudas de árvores nativas. No dia 8 de junho, sábado, será realizado o 2º Pet Day, evento organizado pela Celeiro e Yázigi, com o apoio da prefeitura e outras entidades. A programação terá início às 12h00, na rua Sergipe, em frente as empresas promotoras. O evento beneficente visa arrecadar rações para o Banco Municipal de Rações e para ajudar o Rio Grande do Sul. Com entrada gratuita, terá atrações artísticas, food trucks e sorteio de mais de 60 prêmios.

A frente de honra na solenidade de abertura foi composta pelas seguintes pessoas: Prefeito Cleber Fontana; vereador Ronaldo Bizotto; secretária de Meio Ambiente Ana Paula Nesi Tortelli; diretor da secretaria, Vilmar Rigo; representante do IAT, Silvan Marchezan; coordenador do Centro de Zoonoses, Luiz Carlos Tourinho; coordenadora da ONG Arca de Noé, Carla Werkhauser; coordenadora da Associação de Proteção e Bem-Estar Animal, Gelcimara Vincensi; e os coordenadores do Pet Day, João Marco Bottin, da Celeiro, e Patrícia Colling, do Yázigi.

Assessoria de Comunicação e Imprensa Prefeitura de Francisco Beltrão