No dia 26 de junho será realizado em Francisco Beltrão o Seminário Regional de Olericultura. Será no auditório do Centro de Eventos do Parque de Exposições Jayme Canet Júnior, com promoção da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento e do IDR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná-Iapar-Emater), contando com apoio da prefeitura, por meio da secretaria municipal de Agricultura, e da empresa Baldissarelli Hortifruti.

       O objetivo é reunir produtores de horticultura de toda a região. As inscrições são grátis é podem ser confirmadas por meio do link  (https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf_SSb2IcBYsWCnJIzKQV5BBcVgQyrToOpnyTzzbaUHpmygpA/viewform?usp=sf_link). Informações complementares através do telefone (46) 99927-2082.

      A programação terá início às 09h15. Na sequência acontecem duas palestras, uma sobre manejo da irrigação e da fertirrigação e a outra tratando do cultivo do alho. Após o almoço a palestra será sobre o uso de biológicos no controle de pragas e doenças. Para fechar a programação, os participantes visitarão a exposição de produtos voltados à olericultura. Os produtores de horticultura de Francisco Beltrão podem procurar a secretaria municipal de Agricultura para saber mais sobre o seminário.

      A olericultura desempenha um importante papel na segurança alimentar e no desenvolvimento econômico do Estado. Com dezenas de cultivos diferentes, a produção de hortaliças é uma fonte diversificada de alimentos frescos que enriquece a dieta da população paranaense, reduz a dependência de importações e promove a autonomia alimentar.

       O seminário é importante porque a integração entre teoria e prática é essencial para promover avanços significativos na produção de hortaliças. Além disso, a olericultura é um catalisador do desenvolvimento econômico, gerando empregos diretos e indiretos, especialmente em pequenas propriedades familiares. A questão ambiental também é uma prioridade, com práticas agrícolas sustentáveis sendo incentivadas para minimizar o impacto ambiental.

Assessoria de Comunicação e Imprensa Prefeitura de Francisco Beltrão